De acordo com recente postagem feita pela Microsoft em sua página, ela não pretende diminuir os requisitos exigidos para rodar o Windows 11. E por causa disso, quem quiser usar esse sistema operacional terá que comprar computadores mais atuais.
O fim do suporte gratuito para Windows 10 está cada vez mais próximo, encerra em 14 de outubro de 2025. E os usuários que quiserem continuar recebendo atualizações de segurança terão que pagar a taxa anual de US$ 30.
Para instalar o Windows 11 a Microsoft exige que o hardware tenha TPM 2.0. O TPM (Trusted Platform Module) é um chip de segurança disponível na maioria das placas-mãe atuais.
Além da placa-mãe precisar do chip, o Windows 11 também exige processadores Intel 8ª geração (Coffee Lake) e AMD Ryzen 2000 (Zen+) ou mais atuais.
Caso você tenha um PC muito antigo que não atendem os requisitos exigidos pela Microsoft, ainda é possível instalar o Windows 11 usando o programa Rufus. Confira abaixo:
Uma segunda opção é abandonar o Windows e migrar para alguma distribuição Linux. Uma das mais usadas e conhecidas é a Ubuntu. Ela é muito leve e gratuita.