
Foi confirmado por executivos da Intel que ela ainda irá encomendar unidades de chips produzidos pela TSMC que ficará encarregada de fabricar produtos como controladores e componentes que usam processos mais maduros, como 14nm e 22nm.
John Pitzer, um dos executivos da Intel, comentou durante uma conferência para empresas de tecnologia:
Eu acho que um ano atrás nós falávamos sobre tentar chegar a zero (encomendas da TSMC) o mais rápido possível, mas essa não é mais a estratégia.
Acredito que é sempre bom ter pelo menos alguns de nossos wafers com a TSMC. Eles são um ótimo fornecedor. Isso cria competitividade saudável com eles e a Intel Foundry.
Ela ainda completou dizendo que vão reduzir as compras da TSMC de 15% a 20%:
Seria 20%? Seria 15%? Estamos trabalhando nisso. Mas vamos usar, eu acho, fornecedores externos por mais tempo nessa nova estratégia.
O motivo da redução das compras
A Intel agora pretende fabricar chips em suas próprias fábricas. Eles irão fabricar processadores mais avançados, como os Xeon e os Core 300 Panther Lake.
De acordo com a empresa, os Panther Lake serão fabricados na Fab 52 e 62 da Intel no Arizona usando o processo 18A. Eles são chips mais caros e avançados, e para economizar serão fabricados por eles.